Nossa história


Conhecendo um pouco de nossa História

 

Antigamente a água era fornecida em estado bruto para nossa cidade, era proveniente inicialmente das terras pertencentes ao Sr. José Baia e das fontes emergentes próximas a atualmente caixa de desarenação e posteriormente foi providenciada a ampliação da adução através da construção de rede em terras pertencentes ao Sr. José Batista.
 

A) 2 caixas de água localizadas em terras pertencentes à prefeitura municipal de Lajinha-MG;

B) As redes de abastecimentos eram compostas de tubos de ferro fundido;

C)Depósito localizado em ponto alto da cidade para melhorar o abastecimento.
 

As atividades desenvolvidas pelos empregados designados para trabalharem na caixa da água, conhecidos como “tomadores de conta da caixa de água”, nomes tais como: Sr. Solon Vilas Boas Ramos, Sr. Manoel Aldeia, “Mané Ardeia”, como era chamado, Sr. Evadin, o “Vadim”, Sr. Roberto de Souza Nogueira e o Sr. José Henrique Medeiros.
 

As tarefas diárias consistiam basicamente em: limpezas periódicas das caixas de água, acompanhamentos em períodos chuvosos, desviando a água afim de que não chegasse suja nas casas.
 

Longas caminhadas para verificarem se havia algum animal morto nas nascentes ou algum tubo estourado.
 

Naqueles tempos eram muito usados nos trabalhos as chamadas “chumbadas”. Nesta operação com o uso de uma forja, o estanho era derretido e colocado, a fim de concertar as tubulações, defeituosas.
 

Muitos nomes faziam parte da equipe de manutenção da rede, como o Sr. José Romão, Sr. Raulino de Souza, Sr. Roberto de Souza e outros mais. Nesta atividade seria uma grande injustiça não mencionar o nome do Sr. José Luiz da Silva, mais conhecido por “Zé Turco”.



por Comunicação SAAE - LAJINHA - MG