Cidade
Perguntas Frequentes
Possui alguma duvida, olhe abaixo.
Qual é o endereço de e-mail do SAAE?
O endereço de e-mail do município é saaelajinha@outlook.com
Qual o endereço que eu posso enviar correspondências via correios para o SAAE?
Você pode enviar correspondências via correio no seguinte endereço: Avenida Natal Rodrigues Pereira, 136
Centro, Lajinha/MG - 36980-000
Como são publicadas as Licitações no SAAE?
Para obter informações e baixar editais, acesse a página inicial do site e clique no item Licitações ou clique aqui.
O que é Ouvidoria?
Órgão auxiliar independente, permanente e com autonomia administrativa e funcional, servindo de canal entre o Cidadão e o SAAE.
Quais os assuntos que podem ser tratados com a Ouvidoria?
Denúncias, sugestões, solicitações, criticas, elogios e reclamações.
O que é a Lei de Acesso à Informação?
A lei 12527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais
(ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, Câmaras Municipais, empresas públicas, autarquias, RPPS etc.)
a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.
Como a lei funcionará na prática?
A lei determina que os órgãos públicos criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs
(Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público
quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de
licitações e gastos públicos.
O que a lei exige dos órgãos públicos na internet?
A Lei de Acesso à Informação estabelece também que as entidades públicas divulguem na internet, em linguagem
clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública. Devem constar, no mínimo, registro das
competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento
ao público. Também devem ser publicados registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros
e informações sobre licitações, inclusive os editais e resultados. A lei exige ainda que fiquem expostos na internet
dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras do governo, além de respostas a perguntas
mais frequentes da sociedade. As informações devem ser mantidas sempre atualizadas. Apenas os municípios com menos
de 10 mil habitantes estão desobrigados a apresentar em um site na internet os dados sobre as operações municipais.
No entanto, os órgãos desses pequenos municípios são obrigados a prestar informações sempre que solicitadas, além
da obrigação de manter um Portal da Transparência, conforme prazo estabelecido pela Lei Complementar nº 131/2009.
O que é consumo mínimo?
É o volume mínimo de água expresso em m³ (metros cúbicos), que determina para cada categoria de uso o valor da conta mínima a ser faturada por mês, por ligação ou economia.
Meu imóvel está fechado, como faço para não pagar o mínimo?
Comparecer ao Atendimento Presencial do SAAE, munido dos documentos de propriedade do imóvel, RG e CPF, quitar qualquer conta pendente, e solicitar o desligamento provisório.
Meu hidrômetro não para de girar, o que faço?
Faça a leitura/teste corretamente e ligue para o SAAE: (33) 3344-1100 informando os números anotados, será emitido uma ordem de serviço para verificação no local.
Quero alterar o nome de cliente/usuário na minha conta de água. O que faço?
Em caso de residência, compareça no Atendimento Presencial do SAAE, munido do documento de propriedade do imóvel , RG e CPF. Se for comércio ou indústria, documento de propriedade do imóvel , contrato social e CNPJ.
O que é documento de propriedade?
É o documento que prova que você é dono do imóvel. Pode ser:
- IPTU do ano corrente ou
- Matrícula do imóvel atualizada
- Escritura do imóvel
- Contrato de compra e venda com firma reconhecida
Minha ligação foi cortada. O que faço?
Compareça ao Atendimento Presencial para regularização ou parcelamento dos débitos.
O que é o e-SIC?
O e-SIC é um Serviço de Informações ao Cidadão que permite que qualquer pessoa, física ou
jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe a tramitação e receba a resposta
da solicitação realizada. O cidadão ainda pode entrar com recursos, caso a resposta recebida não
atenda ao esperado.
Por meio do e-SIC quem pode fazer um pedido de acesso à informação?
De acordo com o art. 10 da Lei 12.527/2011, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode apresentar
pedido de acesso a informações a órgãos e entidades públicos, devendo o pedido conter a
identificação do requerente e a especificação da informação requerida.